G20 acerta para acelerar crescimento mundial em 2% nos próximos 5 anos

Para a reunião de chefes de Estado e primeiros-ministros, que acontecerá na cidade de Brisbane no mês de novembro

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os ministros de Finanças e os presidentes dos bancos centrais dos países do Grupo dos Vinte (G20) acertaram neste domingo (23) acelerar o crescimento da economia global em 2% durante a próxima meia década.

O secretário-geral do Tesouro espanhol, Iñigo Fernández de Mesa, declarou à Agência Efe que este acordo conjunto se trata "de uma indicação para o crescimento de 2% em cinco anos sobre o que se está crescendo agora".

Para conseguir este objetivo, o G20 estabeleceu o "Plano de Ação de Brisbane", que incluirá ações concretas nos países que formam o G20 em matéria de criação de emprego, aumento do investimento, melhoras nas políticas comerciais e promoção da concorrência, entre outras políticas macroeconômicas.

O tesoureiro australiano, Joe Hockey, anfitrião da reunião, qualificou como "ambicioso" mas "tangível" o acordo alcançado entre os países que representam 85% da economia mundial.

"As políticas poderiam repartir mais de US$ 2 trilhões em atividades econômicas reais e dezenas de milhões de novos postos de trabalho", assegurou Hockey ao indicar que "as reformas estruturais são duras, mas não há outra opção".

Para a reunião de chefes de Estado e primeiros-ministros, que acontecerá na cidade de Brisbane no mês de novembro, cada país deverá levar um plano detalhado de crescimento econômico.

O G20 indicou que apesar de a redução de estímulos monetários poder "levar a uma excessiva volatilidade" e prejudicar o crescimento, sua "principal resposta será fortalecer e aperfeiçoar os marcos de política estrutural e financeira macroeconômicas internas".

"Algumas economias terão que reconstruir seus mecanismos reguladores fiscais que foram danificados no espaço político", cita o comunicado final.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES