Gastos com filhos descontrolam bolso das famílias classe C

Gastos com filhos descontrolam bolso das famílias classe C

Pais estouram orçamento ao atender aos desejos de consumo das crianças.

A possibilidade de comprar mais coisas para as crianças aumenta os gastos no orçamento doméstico das famílias da classe C.

Com os pais trabalhando fora durante todo o dia, a tentativa de suprir a ausência atendendo aos desejos de compras e de passeios das crianças acaba incluindo gastos não esperados no orçamento.

O estudo, da consultoria financeira Kenko, foi realizado com trabalhadores formais e informais de classe C (que compreende famílias com renda entre R$ 1.361 a R$ 3.400) e mostra que os gastos não planejados com os filhos são um dos grandes responsáveis pelo descontrole do orçamento mensal.

Além das necessidades básicas de saúde e educação, os gastos com os filhos também incluem os sonhos de consumo das crianças. Entre eles estão os alimentos diferentes e saborosos como iogurtes, doces, bolachas e fast-food.

Outros desejos das crianças são os passeios a shoppings e parques, as roupas, os brinquedos e os presentes em datas comemorativas e os aparelhos tecnológicos, incluindo videogames, celulares, notebooks e tablets.

O consultor financeiro e diretor-geral da Konkero, Guilherme de Almeida Prado acredita que os gastos extras com os filhos são um reflexo do aumento de renda da população.

? A classe C tem hoje uma vida melhor do que tinha anos atrás. Esses pais tiveram uma infância com privações e por isso acham fundamental não privar seus filhos.

Fonte: R7, www.r7.com