GM compra financeira por US$ 3,5 bilhões

Montadora quer ampliar opções de financiamentos para a compra de carros.

A fabricante de veículos norte-americana General Motors (GM) fechou a compra da financiadora de automóveis AmeriCredit por aproximadamente US$ 3,5 bilhões. O valor será pago integralmente em dinheiro, de acordo com anúncio divulgado nesta quinta-feira (22) pela fabricante de carros.

"Essa aquisição apoia nossos esforços em desenvolver, fabricar e vender os melhores veículos do mundo ao expandir as opções de financiamento que podemos oferecer aos consumidores que desejam comprar veículos da GM", afirma, em nota, o presidente da companhia, Ed Whitacre. Segundo o executivo, a compra vai melhorar a competitividade da marca em serviços financeiros.

A empresa diz que a operação estabelece o núcleo de um novo braço financeiro da montadora, o que permitirá a oferta de um portfólio mais completo de opções financeiras.

Com o fim da transação, a AmeriCredit, além do financiamento de carros, deverá voltar a atuar no mercado de leasing, oferecendo essa modalidade aos consumidores da GM. A expectativa é que o negócio seja concluído até o fim do quarto trimestre deste ano, a depender de algumas condições, como a aprovação do negócio pelos acionistas da AmeriCredit.

A empresa adquirida já tem relação com cerca de 4 mil revendas da GM. Segundo a montadora, o negócio não terá impacto relevante em seu balanço financeiro e não muda o objetivo de atingir o status de forte grau de investimento. "Sob a propriedade da GM, a AmeriCredit manterá seu acesso direto ao mercado de capitais para suas necessidades de financiamento", afirma a fabricante de carros.

Fonte: g1, www.g1.com.br