Governador consegue parcerias para Educação, Turismo e Segurança

Wellington Dias esteve no país atraindo investimentos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias retorna ao Piauí, nesta terça-feira (25), após extensa agenda com investidores no Canadá. Durante os encontros realizadas no exterior, foram discutidas pautas relacionadas à Segurança Pública, Educação, Investimentos e Turismo. O chefe do Executivo estadual foi acompanhado da secretária de Estado da Educação, Rejane Dias; e do secretário de Estado da Justiça, Daniel Oliveira.

A partir dessa viagem, o Piauí passará a ter, ainda este ano, intercâmbio para alunos e professores, bem como os alunos canadenses terão a possibilidade de vir ao Brasil estudar português e auxiliarem professores no ensino da língua francesa e inglesa. Wellington pôde apresentar as potencialidades do estado a investidores de diversas áreas, além de conhecer e discutir estratégias de ressocialização.

O cônsul adjunto do Consulado Geral de Toronto, Ademar Seabra da Cruz Júnior, revelou o aspecto positivo da visita de Wellington Dias ao Canadá. “Estamos muito felizes em receber o governador. É um prestígio, não só para o trabalho do Itamaraty, mas para as relações Brasil-Canadá, diante do momento positivo que temos nas relações entre os dois países”, destacou Seabra. Ele ressalta que há uma coincidência muito grande entre o tipo de investimento que o Canadá já desenvolve no Brasil em outros estados com o que pode ser feito no Piauí.

Investimentos

Dias apresentou a empresários canadenses e representantes da Câmara de Comércio Brasil-Canadá e da Federação de Comércio Brasil-Canadá uma carta de projetos e possibilidades de investimentos no Piauí, que vão desde a área de energias renováveis, mineração, turismo, educação e agronegócio. O encontro foi mediado pelo Consulado Brasileiro no Canadá.

Na oportunidade, o chefe do Executivo piauiense fez uma apresentação de como o Piauí se destaca no cenário nacional brasileiro pelo trabalho, organização e pela estabilidade dos indicadores socioeconômicos.

Para Wellington, a visita teve potencial de gerar boas oportunidades para o desenvolvimento do Piauí.

“Eu saio daqui bastante animado, primeiro pela competência e pelo compromisso da Embaixada do Brasil no Canadá. Nesse encontro, focamos no potencial de negócios, de investimentos, por meio de fundos de pensão”, explica o governador.

Após o contato inicial, as tratativas deverão ser mediadas pelo Escritório de Representação do Canadá, em São Paulo; pela Embaixada do Canadá, em Brasília.

“Esse processo é para que haja um maior entendimento entre as partes e a elaboração de estratégicas para que a necessidade de investimento piauiense coadune com a oferta muito grande e generosa e com as potencialidades que existem aqui no país para fazer essa associação com o estado”, disse Dias.

Além da Câmara de Comércio, o governador também se reuniu com empresários da BRP, empresa que fabrica quadriciclos e motos aquáticas, quando foi apresentado um projeto para realização de evento esportivo internacional de quadriciclos no litoral do Piauí. A ideia é atrair turistas de várias partes do Brasil e do mundo por meio do esporte, a exemplo do que ocorre com o kitesurf, modalidade que tem campeonatos anuais em Cajueiro da Praia, com etapas nacional e mundial.

O governador ressaltou que a ideia de um campeonato internacional de quadriciclos é totalmente viável, principalmente porque o litoral piauiense faz parte do roteiro turístico Rota das Emoções, que integra parte da área litorânea dos estados do Maranhão, Piauí e do Ceará.

“Inclusive, já estamos agendando um encontro com os gestores dos outros dois estados para discutirmos a proposta”, afirmou Dias

Ressocialização

Wellington participou ainda de reunião executiva com gestores da Penitenciária de Kingston, que leva o nome da cidade localizada na província de Ontario, no centro-oeste do país. Uma das pautas centrais diz respeito a melhorias das ações do sistema prisional piauiense.

“O objetivo principal é o processo de ressocialização. Aqui, além de conhecermos o sistema, negociamos o apoio da direção do presídio em Kingston, do Governo do Canadá, no sentido de repassar toda sistemática voltada para a educação e uma novidade para nós que é ter uma área que tenha a presença da comunidade para a ressocialização. É importante dizer que são culturas diferentes, mas o que a gente tem em comum, e esse é o ponto principal, é um trabalho para que também haja uma corresponsabilidade do Estado e da sociedade”, explica Dias.

Educação

O governador, acompanhado da secretária Rejane Dias e comitiva, reuniu-se com representantes da Languages Canada, entidade oficial responsável pela promoção e difusão do Inglês e do Francês no mundo para celebrar convênios, intercâmbios e programas de cooperação do Canadá com outros países na área de educação linguística. A perspectiva é que o primeiro intercâmbio já ocorra em setembro.

O acordo firmado permitirá ao Piauí poder ofertar a professores e alunos da rede pública de ensino a oportunidade de intercâmbio presencial no Canadá, bem como o uso de ferramentas para a realização de aulas por meio de videoconferências. Além disso, alunos canadenses terão a possibilidade de vir ao Brasil estudar português e auxiliarem professores no ensino da língua francesa e inglesa.

A secretária da Educação explica como o programa será realizado. “Foi uma reunião bastante produtiva e, pensando na formação continuada dos professores da rede estadual, abrimos a oportunidade deles virem ao Canadá aperfeiçoar a língua inglesa. Quanto aos alunos, iremos firmar um termo de cooperação que, além do Inglês, também vamos ofertar o ensino do Francês. Vamos, ainda, qualificar profissionais voltados para o turismo e ampliar a oferta no Centro de Línguas. Além disso, também iremos expandir o ensino de línguas para o interior, por meio da mediação tecnológica. Estamos felizes e o acordo já deve iniciar esse ano”, destaca Rejane Dias.

O governador enfatizou as alinhas de atuação da parceria destacando áreas de turismo, saúde e educação.

“Aqui acertamos quatro caminhos: o primeiro com o termo de cooperação com a Seduc e o Instituto de Línguas do Piauí, objetivando que o próprio instituto possa ser uma base para o ensino do Inglês e Francês no Piauí, que, como retorno, vai proporcionar o ensino do Português para o Canadá. Segundo, onde a rede de educação estadual terá um intercâmbio com escolas do Canadá, colocando alunos de uma escola nossa para cá e uma daqui para o Piauí. O terceiro é educação a distância, onde vamos utilizar a plataforma que possuímos para levar ensino de línguas para todas as cidades do interior do Piauí e permitir condições de intercâmbio para quem já compreende a língua e tem interesse em aperfeiçoar”, concluiu Wellington. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES