Governador trata sobre retomada das obras da Transnordestina

São 424 km de ferrovia em território piauiense

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias esteve com o presidente da Transnordestina, Sérgio Leite, para tratar sobre meios de agilizar a retomada da obra no Piauí. O projeto prevê 2.304 quilômetros de ferrovia, beneficiando 81 municípios – 19 no Piauí, 28 no Ceará e 34 em Pernambuco. São 424 km de ferrovia em território piauiense.

Em 2017, R$ 560 milhões do setor público que somados aos valores da iniciativa privada, vão permitir um grande avanço na obra que está prevista para ser concluída em 2019. "A Ferrovia Transnordestina é a mais importante obra de infraestrutura do Piauí desde que foi projetada e iniciada há 10 anos. Hoje a demanda, o volume de cargas, é ainda maior, principalmente com a descoberta de novas reservas de ferro na região de São Lourenço do Piauí e novos investimentos na produção agrícola, madeira e também da importação de insumos", afirmou Wellington Dias.

No início do ano, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou a suspensão do repasse de recursos destinados às obras. O presidente Sérgio Leite informou que o trabalho será direcionado para liberar a 2° parcela do Fundo de Investimentos do Nordeste (FINOR), cerca de R$ 153 milhões autorizados pelo Ministério da Integração Nacional em novembro de 2016.

Segundo Wellington Dias, existe uma preocupação externada pela direção da Transnordestina que também é do governo, que diz respeito aos estragos em razão do período de chuvas e longa paralisação.

De acordo com o presidente, a equipe técnica deverá fazer ajustes para cumprimento de novas regras da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e estudo atualizado sobre a viabilidade econômica e demonstração de carga prevista para cada trecho. "Quanto mais cedo retornarmos as obras, melhor, mas temos que seguir a decisão do TCU", afirmou Sérgio Leite.

“A Secretaria de Planejamento do Piauí (Seplan) e Fundação CEPRO devem subsidiar sobre as perspectivas de crescimento econômico do Piauí, a partir do estudo "Piauí 2050." O documento, demonstra total viabilidade no trecho de Elizeu Martins e Pavussu em direção aos portos de Pecém e Suapi.

Durante a reunião, ficou acertado que a direção da Empresa Ferrovia Transnordestina virá a Teresina apresentar com detalhes sobre as medidas para o trecho específico do Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES