Governo decide cortar imposto e comprar carro ficará mais barato

Governo decide cortar imposto e comprar carro ficará mais barato

Governo anuncia esta semana nova redução do imposto

Comprar carro novo vai ficar mais fácil a partir desta semana, com o anúncio pelo Ministério da Fazenda de nova redução do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para financiamento de veículos zero quilômetro. A medida está em fase final de discussão dentro do governo e e atende pedido das montadoras e motoristas, uma vez que o financiamento só está sendo aprovado caso seja dada entrada de, no mínimo, 20% do valor do veículo. Com a ajuda, essa entrada ficará mais acessível e pode até mesmo ser suprimida.

De acordo com fontes da área técnica do governo, a compra de carros novos será mais acessível com a redução do IOF para o financiamento, que está com alíquota hoje em 2,5%. Isso mudaria o cenário para a indústria automobilística, que está com ?estoques elevados?, como ressalta uma das fontes.

Dados do primeiro quadrimestre da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos indicam queda de 14,2% no licenciamento de automóveis de março (300,6 mil) para abril (257,9 mil). No acumulado de janeiro a abril de 2012, em comparação com o mesmo período em 2011, também houve queda: - 3,4%.

O anúncio deve ser feito pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, que amanhã explicar a nova fórmula de cálculo da poupança em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

Fonte: O Dia Online