Governo do Qatar obtém 17% de participação na Volkswagen

O Qatar pagou à Porsche cerca de 80 euros por ação ordinária da Volkswagen

O Qatar pagou à Porsche cerca de 80 euros por ação ordinária da Volkswagen em um acordo recentemente anunciado que dará ao país do Golfo Pérsico uma participação com direito a voto de 17% na maior montadora de veículos da Europa.

A informação foi publicada pela revista alemã "Manager Magazin", que citou fontes próximas da Porsche.

Às 9h35 (horário de Brasília), as ações ordinárias da Volkswagen desabavam 18,3%, cotadas a 138,65 euros, mas ainda estavam quase duas vezes mais caras que o preço de compra comunicado.

A "Manager Magazin" citou nesta quarta-feira fontes dizendo que o Qatar também comprou da Porsche opções sobre 50% das ações preferenciais da Volkswagen por 63 euros cada.

As ações preferenciais da Volkswagen tinham alta de 6,2%, negociadas a 63,2 euros. Os papéis da Porsche subiam 2,24%, para 53,42 euros.

A Porsche e a Volkswagen se recusaram a comentar o assunto, enquanto representantes do Qatar não estavam imediatamente disponíveis.

A Porsche informou na semana passada que estava vendendo ativos avaliados em bilhões de euros para o Qatar em uma medida para fortalecer suas finanças.

Fonte: AFP