Governo federal cria comitê para monitorar preços na Copa do Mundo

Grupo irá acompanhar preços, tarifas e qualidade dos serviços no mundial. Colegiado interministerial será comandado pela Casa Civil.

A presidente Dilma Rousseff criou nesta quinta-feira (17) um comitê interministerial para acompanhar os preços, as tarifas e a qualidade de serviços durante os jogos da Copa do Mundo de 2014. O comitê terá a responsabilidade de monitorar hotéis, restaurantes, aeroportos e outros serviços turísticos das 12 cidades-sedes do país, informou a assessoria da Casa Civil.

A comissão foi instaurada por determinação da presidente e será coordenada pela Casa Civil, segundo nota oficial divulgada pela pasta. A primeira reunião técnica do grupo ocorrerá no próximo dia 24.

De acordo com a chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, haverá um ?monitoramento sistemático? do comportamento dos agentes prestadores desses serviços durante a realização da Copa, mas não haverá tabelamento de preço.

?Não tabelamos, nem tabelaremos preços, mas nós não permitiremos abusos. Vamos utilizar todos os instrumentos à disposição do Estado para garantir a defesa dos direitos do consumidor, seja ele brasileiro, ou estrangeiro?, disse a ministra no comunicado oficial.

Mais tarde, por meio do perfil da Casa Civil no microblog Twitter, a ministra disse que ?não há motivos para preocupação? e que o Brasil receberá a todos ?com preço justo na Copa?. ?Cabe ao governo, ao Estado brasileiro, monitorar e garantir a defesa dos direitos dos consumidores?, complementou Gleisi.

Fonte: G1