Governo quer cortar impostos de produtos de internet e telefonia

Governo quer cortar impostos de produtos de internet e telefonia

Meta é reduzir custos e aumentar a qualidade de serviços como internet.

O Ministério das Comunicações informou nesta segunda-feira (8) que deve divulgar nos próximos dias um plano que prevê redução de impostos para incentivar a ampliação e modernização da infraestrutura de comunicação no país.

O plano, que está sendo discutido com o Ministério da Fazenda, prevê a redução de PIS e Cofins para equipamentos utilizados no setor, com incentivos especiais para aqueles produzidos no Brasil. A expectativa do governo é elevar a oferta e qualidade e reduzir o preço de serviços, como acesso a internet.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, citou o potencial de vendas de tablets, notebooks e produtos ligados à rede de comunicações e informou que nos próximos dias o governo vai lançar o regime especial de tributação para a construção de redes de comunicação.

"Diferente do que acontece nas economias dos Estados Unidos e da Europa, o Brasil tem um mercado com potencial muito grande", disse o ministro, citado pela Agência Estado. "Aqui nós temos uma internet que ainda é efetivamente escassa e, na minha opinião, deixa a desejar em termos de qualidade", afirmou. Segundo ele, se o governo melhorar a oferta de serviço e o preço, isso vai ajudar alavancar a venda de smartphones e outros produtos.

Fonte: G1