IBGE anuncia dados incompletos sobre desemprego devido à greve

IBGE anuncia dados incompletos sobre desemprego devido à greve

Em nota, o IBGE afirma que, "excepcionalmente, não estão disponibilizados os dados das regiões de Salvador e Porto Alegre

A greve fez o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgar informações relativas ao desemprego no Brasil no mês de maio em apenas quatro regiões metropolitanas: Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

Em nota, o IBGE afirma que, "excepcionalmente, não estão disponibilizados os dados das regiões de Salvador e Porto Alegre".

"O atraso nas etapas de coleta, apuração, crítica, análise e avaliação da qualidade do dado coletado foi devido à paralisação dos servidores do IBGE, impossibilitando a divulgação completa na data prevista no calendário de divulgação." O IBGE afirma que os dados completos serão divulgados posteriormente, em "data ainda não definida".

Os servidores do IBGE estão em greve desde 26 de maio. O sindicato dos servidores, ASSIBGE, reivindica que o instituto seja tratado como órgão de Estado e não de governo. Os servidores pedem ainda autonomia técnica, reforço no orçamento condizente com plano de trabalho, valorização salarial e patamar do ciclo de gestão.

Segundo o IBGE, a paralisação atinge 21 unidades estaduais no país, além das unidades sede, Parada de Lucas, Canabarro e Chile, no Rio, e a adesão é de 24% da categoria.

Fonte: G1 Globo