Guia para pagar o IPVA estará disponível na próxima semana

Será preciso informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) para ter acesso à guia, que poderá ser quitada em qualquer banco

Daqui a uma semana, os donos de veículos poderão obter a guia de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deste ano. O documento estará disponível a partir da próxima segunda-feira, dia 14, nos sites do Bradesco (www.bradesco.com.br), do Detran-PI (www.detran.pi.gov.br) e da Secretaria estadual de Fazenda (www.fazenda.rj.gov.br).

Será preciso informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) para ter acesso à guia, que poderá ser quitada em qualquer banco.

Ao retirar a guia, o motorista deverá escolher a forma de pagamento: à vista, com desconto de 8%, ou em três prestações, sem o abatimento. Quem decidir quitar o imposto parcelado terá que imprimir a guia específica no dia de cada pagamento. Na comparação com 2012, o IPVA deste ano está, em média, 5% mais barato. O motivo da queda é a desvalorização dos veículos usados.

O desconto para quem pagar à vista, no entanto, também ficou menor. Nos últimos anos, o abatimento foi de 10%, mas, em 2013, será de 8%. Segundo a Secretaria estadual de Fazenda, a mudança foi feita por causa da redução da Selic, a taxa básica de juros da economia, que está em 7,25% ao ano, o menor patamar da história.

O calendário de vencimentos começará no próximo dia 23, data-limite para o pagamento à vista ou da primeira parcela de veículos com placa terminada em zero. O estado deve arrecadar R$ 1,89 bilhão com o IPVA 2013.

Fonte: Extra