Horário de verão terminou à 0h deste domingo (16) na maior parte do país

Com o horário de verão, o objetivo do governo é economizar no consumo de energia

Com o fim da medida, que vigora desde o dia 20 de outubro de 2013, moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão atrasar seus relógios em uma hora. Com o horário de verão, o objetivo do governo é economizar no consumo de energia, pois o dia ganha uma hora a mais de luz natural.

Nesta edição, o horário de verão resultou em uma economia de R$ 405 milhões, informou o ONS (Operador Nacional do Sistema) na sexta-feira (14). O valor é quase quatro vezes o obtido com a adoção do horário em 2012, que ficou entre R$ 130 e 150 milhões.

Em nota, o ONS informou que essa economia se deve a um menor uso de energia termelétrica (gerada por usinas movidas a combustível como óleo, gás, carvão e biomassa) entre outubro de 2013 e fevereiro de 2014, período que durou o horário de verão.

Em São Paulo, o Metrô e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) atenderão os usuários por uma hora a mais na madrugada deste sábado para domingo. Isso quer dizer que os passageiros poderão embarcar até a 1h do novo horário (ou seja, até as 2h do horário de verão).

O mesmo vai acontecer no Rio de Janeiro, onde o metrô vai atender por uma hora a mais. De acordo com o MetrôRio, a operação irá até a meia-noite do novo horário.

Quem vai viajar de avião na madrugada de domingo também precisa ficar atento. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) orienta os passageiros a entrar em contato com a companhia aérea para confirmar o horário dos voos domésticos e internacionais, incluindo aqueles que partem ou chegam a cidades de Estados não incluídos no horário de verão.

Por causa de um decreto presidencial, desde 2008 foram estabelecidas datas fixas para o horário de verão, que anualmente tem início no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro. No entanto, caso a data de término coincida com o domingo de Carnaval, o fim da medida é transferido para o domingo seguinte.

Fonte: Jornal Meio Norte