HSBC e Bradesco são campeões de tarifas altas; Caixa é a menor

HSBC e Bradesco são campeões de tarifas altas; Caixa é a menor

Na outra ponta, a instituição financeira com tarifas mais baixas é a Caixa Econômica Federal

O HSBC é o banco, entre os seis maiores em atuação no Brasil, que apresenta as tarifas mais altas nos serviços avulsos prestados às pessoas físicas, de acordo com dados do Banco Central (BC) compilados pelo blog Achados Econômicos.

Batizado originalmente de Hong Kong and Shanghai Banking Corporation, o HSBC tem sede em Londres e foi fundado em 1865 para financiar atividades ligadas à então colônia britânica de Hong Kong. Hoje, é um dos maiores bancos da Europa.

Na outra ponta, a instituição financeira com tarifas mais baixas é a Caixa Econômica Federal, que foi criada em 1860 e atualmente acumula diversas funções sociais, como a responsabilidade pelo Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o Seguro-Desemprego.

O levantamento analisou, ainda, Bradesco, Santander, Itaú e Banco do Brasil.

O BC tem uma lista de 49 tipos de serviços pelos quais os bancos cobram taxas. Desses, em 19 não há dados sobre algum dos seis bancos analisados. Por exemplo, a Caixa não trabalha com venda de moeda estrangeira por cartão pré-pago; por isso, esse serviço ficou de fora do levantamento.

Dos 30 itens possíveis de serem comparados entre os seis bancos, o HSBC tem a maior tarifa em 16, incluindo os três casos em que dividiu a liderança com o Bradesco. Por outro lado, em três itens o HSBC apresentou a menor tarifa entre os bancos analisados.

O Bradesco ficou em segundo lugar, com a maior tarifa em dez itens (sendo quatro empates com outros bancos) e a menor em um. O Santander tem o maior preço em seis e o menor em dois.

Entre os grandes bancos privados, o Itaú é o único que aparece mais vezes na lista das menores tarifas do que na das maiores. A instituição financeira cobra o preço mais alto em dois dos 30 itens, e o mais baixo em seis.

O Banco do Brasil, por sua vez, não tem a tarifa mais alta em nenhum dos 30 itens, e tem a mais baixa em cinco. A Caixa também não aparece nenhuma vez na lista das maiores taxas e, de outro lado, apresenta a menor em 25 dos 30 itens analisados.

Compare

Abaixo, uma lista de 30 serviços oferecidos às pessoas físicas pelos seis maiores bancos, incluindo as respectivas tarifas.

A lista considera apenas o preço máximo cobrado, ou seja, sem os descontos ou isenções que o cliente pode obter quando fecha um pacote ? caso, por exemplo, das contas universitárias.

Fonte: UOL