IBGE diz que manifestações e Copa ajudaram inflação a recuar no Brasil

— A liquidação já estava prevista antes dos protestos

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou, ontem, que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi 0,26%, em junho. Em maio, o indicador de inflação tinha ficado em 0,37%. Segundo o órgão, dois acontecimento tiveram impacto nos preços.

Primeiro, as manifestações no país fizeram com que muitas lojas fechassem mais cedo e, com isso, diminuíssem os preços para compensar as vendas perdidas. Além disso, a Copa das Confederações estimulou os consumidores a comprar mais outros itens fora da cesta básica, como cervejas e comida fora de casa.

Comerciantes de oito lojas nas avenidas Rio Branco e Presidente Vargas, no Centro do Rio ? onde as manifestações se concentraram ?, no entanto, discordam do IBGE. O gerente Júlio César Rodrigues, da loja Di Santinni, disse que a liquidação de inverno estava programada. A gerente da loja Opção, Pâmela Nani, também declarou que a loja tinha planejado a queima de estoque:

? A liquidação já estava prevista antes dos protestos.

Para Reginaldo Gonçalves, coordenador de Ciências Contábeis da Faculdade Santa Marcelina, a redução ocorreu apenas em algumas capitais e em lojas pequenas e médias.

? Muitos foram obrigados a ceder no preço devido à falta de caixa.

Fonte: Extra