IBGE realiza hoje concurso para mais de um milhão

IBGE realiza hoje concurso para mais de um milhão

Mais de um milhão de inscritos farão o exame em todo o país

A prova objetiva do concurso do IBGE (Instituto Nacional de Geografia e Estatística) acontece na tarde deste domingo (30) para mais de um milhão de candidatos ao cargo de recenseador do Censo 2010.

O exame terá 50 questões de múltipla escolha com quatro alternativas cada. O candidato deve ficar atento à importância que cada disciplina terá na pontuação. Os testes de língua portuguesa e de conhecimentos gerais terão 10 questões, valendo 15 pontos cada. O de matemática, também com 10 questões, valerá 20 pontos. A matéria com o maior peso é a de conhecimentos técnicos: serão 50 pontos para cada uma das 20 questões.

A professora Cláudia Beltrão, da Central de Concursos, recomenda aos candidatos que cheguem com pelo menos uma hora de antecedência ao local de prova.

Confira o local de prova aqui

- Chegar na última hora para não ficar ansioso não funciona. Além disso, um problema de congestionamento pode fazer o aluno perder a prova.

No domingo, a ideia é acordar normalmente e comer pouco. A professora Cláudia Beltrão, da Central de Concursos, aconselha os candidatos a comerem macarrão ou outra fonte de carboidratos, que dão energia rapidamente. Para a hora da prova, ela aconselha os candidatos a levarem uma barra de cereais ou um chocolate.

- É importante não fazer um almoço pesado, e comer carboidratos. Na prova, é importante que o aluno coma um chocolate quando se sentir fraco. Pode ser uma barra de cereal, ou até uma bala.

Os gabaritos das provas serão divulgados no dia 31 de maio. Candidatos poderão apresentar recurso quanto aos resultados nos dias 1º e 2 de junho. O resultado final do processo seletivo sai no dia 1º de julho.

Fonte: r7