Imepi destrói brinquedos e produtos não certificados

O selo do Inmetro garante segurança aos consumidores

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pelo menos 5 mil produtos, entre brinquedos, materiais elétricos, mangueiras de botijões de gás e embalagens para álcool serão destruídos, a partir das 10h manhã desta terça-feira (21), pelo Instituto de Metrologia do Piauí. Todos os produtos foram retirados do mercado por não conter a certificação do Inmetro, em fiscalizações realizadas no período de 2011 a 2016.

O selo do Inmetro garante segurança aos consumidores, sobretudo às crianças, principais vítimas de intoxicação, asfixia ou ingestão de peças que compõem os brinquedos. Já os plugues, tomadas elétricas, mangueiras de gás e algumas embalagens sem certificação representam um grande de risco de acidentes a população.

“Tiramos esses materiais de circulação por serem nocivos a sociedade. “A destruição é necessária porque os mesmos estão fora dos padrões da portaria do Inmetro de número 108/2005”, explica Maycon Danilo, diretor do Imepi.

Para evitar o desperdício do que é reciclável, depois da destruição com um trator “rolo compactador” da prefeitura de Teresina, o Imepi dará destino correto ao plástico, doando tudo a instituições sem fins lucrativos.

“Se os brinquedos estão inadequados para a venda porque podem oferecer risco à criança, não podem ser doados. Porém, após a reciclagem, o que for aproveitado de material plástico é encaminhado para algumas entidades filantrópicas”, completa Danilo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES