Imepi prepara operação para o Natal

O Imepi pretende fiscalizar essa linha para identificar produtos sem certificação

O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) vai realizar, na primeira semana de dezembro, a Operação Papai Noel, para fiscalização de luminárias, piscas-piscas, fios, cabos condutores e tomadas.

O Imepi pretende fiscalizar essa linha para identificar produtos sem certificação, que serão imediatamente recolhidos até que a documentação específica seja apresentada aos órgãos. Na sua campanha mais recente, com vistas à semana da criança, foram visitados 12 estabelecimentos e fiscalizados 4.965 brinquedos dos quais 43 foram apreendidos enquanto que duas empresas receberam autuação.

Segundo o coordenador de Fiscalização do Imepi, José Ribamar Lima, as fiscalizações visando qualidade dos produtos industriais e verificação de peso e dimensão dos pré-medidos são permanentes, enquanto que as campanhas são sistemáticas acrescentando que os fiscais visitaram pontos comerciais na capital e de demais municípios piauienses, de acordo com o que determina o calendário nacional de atividades do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Nos supermercados, o Imepi vai fazer campanha de fiscalização no peso do panetone durante a Operação Papai Noel, sem descuidar de ações efetivas em todos os setores que atuam com linha de produtos destinados a essa festa tradicional. Para o coordenador José Ribamar Lima, são ações constante de um calendário com vistas a preservar os direitos do consumidor.

O coordenador de Fiscalização do Imepi, José Ribamar Lima, ressalta que, quando ocorrem apreensões, correspondências são encaminhadas aos fabricantes desses produtos para que enviem representantes para acompanhamento dos exames nos laboratórios do Imepi, em Teresina. Quando a irregularidade é constatada, o auto de infração é enviada para os fabricantes e os lotes irregulares recolhidos, considerando que o objetivo da operação é evitar prejuízo ao bolso da população.

Fonte: CCOM, www.pi.gov.br