Inadimplência de empresas sobe quase 30%

Alta foi de 29,7% de janeiro a julho frente ao mesmo período de 2008

 A inadimplência das empresas no Brasil acumulou alta de 29,7% de janeiro a julho, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (24) pela Serasa. Na comparação entre meses de julho, a alta foi levemente menor, de 26,3%. “A elevação revela que mesmo com a recuperação econômica a partir de maio, a queda dos juros, a resposta do mercado interno e a volta gradual do crédito ainda não foram suficientes para as empresas para reverterem os danos causados pela crise”, diz a Serasa em nota.

Os resultados, no entanto, são inferiores à alta de 30,2% verificada no período acumulado entre janeiro e maio, frente ao mesmo período do ano passado. Na passagem de junho para julho, foi registrada nova alta, de 6,6%. Segundo a Serasa, as empresas ainda enfrentam problemas para financiar suas atividades e investimentos e para renegociar suas dívidas.

A expectativa da empresa é que a inadimplência das empresas se mantenha em patamares elevados nas comparações com os mesmos períodos de 2008, com possibilidade de queda no último trimestre do ano.

Fonte: g1, www.g1.com.br