Indústria vende 14 mil veículos por dia e projeta novo recorde em 2010

A projeção da Anfavea é de alta de 6,4% nos emplacamentos neste ano ante 2008

 A indústria automotiva registrou o emplacamento de cerca de 14 mil veículos por dia útil na primeira quinzena deste mês, mantendo o ritmo de setembro deste ano, mês que registrou o maior número de licenciamento da história.

Os dados foram informados pelo presidente da Anfavea (associação das montadoras), Jackson Schneider. O executivo afirmou que, para 2010, a indústria deverá registrar um novo recorde na venda de veículos, superando 2009 "em um dígito". Em dezembro, as vendas de veículos caíram abaixo de 7.000 unidades/dia devido ao agravamento da crise no Brasil, que motivou a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) pelo governo.

O tributo retomou gradativamente a alíquota neste mês e deve voltar ao patamar original em janeiro de 2010. A projeção da Anfavea é de alta de 6,4% nos emplacamentos neste ano ante 2008, que já havia registrado recorde em vendas. Se o recorde de 2010 se confirmar, será o quarto ano seguido de recorde nas vendas de veículos. Em relação às exportações, Schneider foi menos otimista. O executivo acredita que indústria brasileira pode não não conseguir retomar o patamar de vendas externas alcançado antes da crise. Até o primeiro semestre de 2010, segundo ele, a indústria vai amargar perdas com exportações.

Fonte: Folha Online, www.folha.com.br