Inflação desacelera em março e vai abaixo de 10% em 12 meses

Isso ajudou o grupo Habitação a registrar queda dos preços.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A queda nos preços de energia elétrica e de comunicação ajudou a inflação brasileira a desacelerar com força em março no ambiente atual de forte recessão vivida pelo país, com a taxa acumulada em 12 meses indo abaixo de 10% pela primeira vez desde outubro.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,43% em março. O resultado - que é o menor para o mês desde o 0,21% de março de 2012 - chega a ser menos da metade (0,47 pontos percentuais) da alta de fevereiro, quando a taxa havia subido 0,9%.

Com isso, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira, a alta acumulada do índice em 12 meses caiu a 9,39%, contra 10,36% de fevereiro.

Foi a primeira vez que o acumulado em 12 meses ficou no patamar dos 9% desde outubro (quando ficou em 9,93) e a taxa mais baixa desde junho (quando atingiu 8,89%).

Mas ainda assim permanece bem acima do teto da meta estabelecida pelo governo, de 4,5% com tolerância de 2 pontos percentuais para mais ou menos.

O IBGE apontou que a principal influência para baixo no resultado de março do IPCA foi a queda de 3,41% da energia elétrica, com impacto de -0,13 ponto percentual. O recuo ocorreu por conta da redução na cobrança extra da bandeira tarifária.

Isso ajudou o grupo Habitação a registrar queda dos preços em março de 0,64%, enquanto Comunicação teve recuo de 1,65%. Ambos representaram impacto de -0,16 ponto percentual no índice.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES