Inflação dispara 6,56% no ano e fecha acima da meta do governo

O governo fixou o teto da inflação em 6,5%.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) - considerado uma prévia da inflação oficial - subiu 0,56% em dezembro, ante alta de 0,46% em novembro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira. O número veio exatamente em linha com a mediana das estimativas de economistas consultados pela Reuters.



O indicador fechou 2011 acumulando alta de 6,56%, acima, portanto, do teto da meta do governo, de 6,5% pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Entenda o IPCA-15

O IPCA-15 é uma prévia do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), o indicador oficial da inflação no país. Como realiza a medição de preços em um período não calculado pelo IPCA, mostra qual será a tendência do resultado do final do mês.

Além disso, o IBGE tem uma comparação mais precisa da alta e queda dos preços, pois a cada 15 dias um dos índices é divulgado. A coleta de dados para a medição do IPCA e do IPCA-15 é uma só. O que muda é o período analisado em cada um dos itens.

Fonte: UOL