SEÇÕES

Inicia neste sábado Semana Nacional da Defensoria Pública em THE

As comemorações iniciam neste sábado (13)

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Como o tema "Família Afetiva", a Semana Nacional da Defensoria Pública, será realizada pela Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI) com uma série de atividades voltadas tanto para o público interno como para os assistidos pela instituição. As comemorações iniciam neste sábado (13), com um dia de atividades na Fundação Bradesco e se estendem até o dia 19 de maio, Dia do Defensor Público.

A defensora geral do Estado Hildete Evangelista, concedeu entrevista nesta sexta-feira (12), ao programa Banda de sapateiro, da Rádio Jornal Meio Norte (90.3 FM) e reforçou que o dia do defensor é comemorado nacionalmente na próxima sexta, mas foi decidido realizar uma semana especial para mostrar quem é, o que faz e o que está sendo realizado ao longo dos 365 dias do ano na Defensoria Pública do Piauí.

“Neste sábado (13), vamos fazer uma ação na Fundação Bradesco, com atendimento ao público e oficinas de teatro, música, youtuber e fotografia para motivar a participação do público jovem, como uma forma chamarmos esse publico e ao mesmo tempo estarmos apresentando educação em direito, explicando o que é a Defensoria, que presta assistência integral gratuita a pessoas vulneráveis e falando de cidadania”, disse a defensora ao apresentador Arimatea Carvalho.

Durante a ação,  serão disponibilizados ao público serviços para emissão de 1ª via de RG e emissão de título de eleitor. Além disso, a Defensoria Pública Itinerante estará próxima à população, prestando atendimento, em especial, nas ações de família. “A Defensoria Pública da União também vai se somar conosco oferecendo serviços previdenciários, tudo que for demanda da União, eles também se sensibilizaram e vão está conosco”, disse.

De acordo com  Hildete Evangelista, o tema da semana foi escolhido pelo Colégio de defensores públicos gerais do país inteiro escolhem uma temática para ser trabalhado o ano inteiro e esse ano o tema escolhido foi #famíliaafetiva. “Nós queremos chamar atenção para consolidação das famílias de hoje com famílias tradicionais, por adoção, vínculos familiares, casais homoafetivos. Porque o que se importa é viver bem. Nesse momento o que nós queremos é valorizar e fortalecer as relações de família”, acrescentou.

A programação da Semana Nacional prossegue dos dias 15 a 17 de maio, no horário de 8h30 às 13h, com o projeto Defensores pela Conciliação, com a realização de extensa pauta de conciliações, oportunizando a composição de litígios de família e das relações de consumo, no Núcleo de Solução Consensual de Conflitos (NUSCC), situado no Núcleo Central da DPE-PI, na rua Nogueira Tapety, 138, Bairro Noivos, e na Casa de Núcleos, situada na Av. Nossa Senhora de Fátima, 1342, bairro de Fátima, Teresina/PI.

Também, na mesma data, na Unidade João XXIII da Defensoria Pública, terá mais uma Jornada da Justiça Itinerante, quando serão prestados serviços voltados para  atendimento e orientação jurídica sobre reconhecimento de paternidade, serviços de retificação de registro civil de nascimento, suprimento de óbito, divórcio consensual, homologação de acordo de pensão alimentícia, restauração de assento de nascimento, reconhecimento e dissolução de união estável, entre outros considerados ações de natureza consensual.

“Todas essas ações serão realizadas no intuito de desjudicializar, de não levar a demanda para a justiça. Firmamos um acordo e se for chegar até lá, é só para ser homologado", revela a defensora geral. Segundo Hildete, atualmente são 116 defensores públicos no Piauí, mas  alguns servidores estão afastados e a demanda cresceu muito nos últimos anos e ainda assim tem conseguido obter bons resultados, sobretudo no que se refere a pensão alimentícias.

Na quinta-feira (18), às 8h, a Defensoria Pública,  oferecerá um café aos representantes dos Movimentos Sociais, no Núcleo Central da DPE-PI, a partir das 18h, na AABB, terá mais uma ação da Defensoria ao Ar Livre, oportunidade em que os defensores públicos, servidores, colaboradores e estagiários da Defensoria Pública se confraternizarão.

No último dia de programação sexta-feira (19), a Defensoria realiza evento de grande representatividade, com a entrega da Medalha do Mérito Defensorial. No mesmo dia será proferida a palestra "Machismo: como ele prejudica a vida, atrapalha os relacionamentos e empobrece a personalidade dos homens", pelo jornalista, escritor, mestre em Relações Internacionais e colunista da revista Época, Ivan Martins, reconhecido nacionalmente pela relevância dos seus posicionamentos. O palestrante  vem ao Piauí numa ação conjunta da Defensoria Pública e Associação Piauiense dos Defensores Públicos (Apidep).




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos