Juros deverão cair para 7% já em outubro, avaliam economistas

O governo dá como certo que na próxima reunião do Copom , no final de agosto, o BC irá repetir a dose das últimas reuniões.

Banco Central. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A equipe da presidente Dilma Rousseff trabalha com a possibilidade de o Banco Central fazer mais dois cortes de 0,50 ponto percentual cada um na taxa de juros neste ano, que cairia dos atuais 8% para 7% em 2012.

O governo dá como certo que na próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), no final de agosto, o BC irá repetir a dose das últimas reuniões e reduzir a taxa Selic para 7,5%.

Para o encontro seguinte, agendado para 9 e 10 de outubro, assessores presidenciais avaliam que ainda há espaço para o BC testar níveis mais baixos para a taxa de juros, fazendo um novo corte de 0,50 ponto percentual.

Este último movimento, porém, não é visto como totalmente garantido dentro do governo. Segundo assessores presidenciais, caso a economia já esteja em franca recuperação no segundo semestre, o BC pode preferir interromper o processo de redução de juros de olho na inflação no próximo ano.

Por ora o governo avalia que só no último trimestre de 2012 a economia estará crescendo a um ritmo de 4% ao ano. Nos três meses anteriores (julho a setembro), a expectativa é que a velocidade seja um pouco menor. Este cenário, segundo assessores, poderia garantir mais um corte na taxa de juros.

Anteontem o BC reduziu a Selic de 8,5% para 8%. Em seu comunicado, o Copom não deu sinais de que pode estar chegando ao fim o ciclo de cortes na taxa básica de juros da economia, iniciado em agosto de 2011. A expectativa é se algum recado virá na ata do Copom, que será divulgada na próxima semana.

Quanto à última reunião do ano do comitê, marcada para 27 e 28 de novembro, a avaliação quase consensual no governo é que será muito difícil o BC seguir reduzindo os juros por conta da expectativa de que o país já estará crescendo na casa de 4% na virada de 2012 para 2013.

Uma mudança de rumo somente acontecerá, segundo assessores, caso a economia surpreenda negativamente e registre uma recuperação num ritmo ainda lento nos últimos seis meses do ano.

Salvo algum evento externo, como uma piora na crise na Europa, a equipe da presidente Dilma dá como certo, porém, que o segundo semestre será positivo no desempenho da economia brasileira.

Além dos estímulos dados no primeiro semestre (reduções de juros e impostos), o governo prepara um pacote de concessões em rodovias, ferrovias, aeroportos e portos, que devem estimular os investimentos privados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES