Juros têm nona alta seguida e são os maiores em um ano e meio, diz Anefac

A alta dos juros pode ser atribuída à elevação da taxa básica de juros, a Selic.

As taxas de juros das operações de crédito subiram em fevereiro pelo 9º mês seguido, de acordo com pesquisa da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) divulgada nesta terça-feira (11).

Os juros para pessoa física passaram de 5,65% ao mês (93,39% ao ano), em janeiro deste ano, para 5,82% ao mês (97,16% ao ano), em fevereiro. É a maior taxa de juros desde agosto de 2012.

A taxa de juros média para pessoa jurídica foi de 3,29% ao mês (47,47% ao ano) em janeiro para 3,32% ao mês (47,98% ao ano) em fevereiro, também a maior taxa desde agosto de 2012.

Foram pesquisadas seis linhas de crédito para pessoa física, e três linhas de crédito para pessoa jurídica, e todas elas apresentaram alta em fevereiro em relação a janeiro, informou a Anefac.

De acordo com o coordenador do trabalho, o diretor executivos de pesquisas econômicas da entidade, Miguel José Ribeiro de Oliveira, a alta dos juros pode ser atribuída à elevação da taxa básica de juros, a Selic.

Na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), o Banco Central aumentou a Selic de 10,5% para 10,75%, e sinalizou uma nova alta.

Fonte: UOL