Lançado manual do consumidor para jovens

Publicação vai instruir adolescentes nas compras; download do livro é gratuito

O Procon-SP criou uma cartilha com orientações sobre os direitos do consumidor em linguagem jovem, com design diferenciado e com apresentações de temas recorrentes ao cotidiano dos jovens - como tecnologia eletrônica, internet e outros. Chamado de Manual do Jovem Consumidor, a publicação será lançada oficialmente no sábado (1º), quando se comemora o dia do Trabalho.

O governo vai enviar a publicação gratuitamente às bibliotecas de todas as escolas do Estado. O volume também ficará disponível para download gratuito no Portal da Juventude (www.juventude.sp.gov.br) e no site do Procon-SP (www.procon.sp.gov.br).

De acordo com o diretor-executivo do Procon-SP, Roberto Pfeiffer, "os jovens têm um papel cada vez maior na sociedade e é essencial que conheçam os seus direitos para poderem tomar suas decisões de consumo de forma mais consciente?.

- Serão os seus hábitos [dos jovens consumidores] que ditarão o futuro do mercado de consumo e é importante que eles incorporem o costume de exigir o cumprimento de seus direitos.

A Coordenadoria Estadual da Juventude também ajudou a elaborar a cartilha. Segundo a coordenadora do órgão, Mariana Montoro, ?o manual tem como objetivo munir o jovem de informações de qualidade para que ele possa desenvolver iniciativas próprias ou aproveitar oportunidades e políticas públicas disponíveis de forma independente e consciente?.

Fonte: g1, www.g1.com.br