Líderes defendem mais comércio para impulsionar economia

Começou neste sábado o Fórum para a Cooperação da Ásia-Pacífico

Presidente russo Vladimir Putin abriu o encontro da Apec, neste sábado | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O comércio é a chave para o crescimento econômico, afirmaram os líderes dos países do Fórum para a Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (APEC) na cúpula iniciada neste sábado (8) na cidade portuária russa de Vladivostok, ofuscada pelas disputas territoriais de alguns de seus membros.

O presidente russo Vladimir Putin, cujo país sedia pela primeira vez uma cúpula da APEC, inaugurou o encontro com um pedido de supressão das barreiras que dificultam o livre comércio.

"A unidade e a supressão de barreiras contribui para dinamizar o desenvolvimento de toda a região da Ásia-Pacífico e a economia mundial em geral. É importante construir pontes, não muros", disse Putin.

"O diálogo e a cooperação são a melhor maneira de avançar", declarou o presidente mexicano, Felipe Calderón, que preside atualmente o G20 das principais economias avançadas e emergentes do planeta, muitas delas presentes também neste fórum.

"A principal mensagem que precisamos enfatizar é que, para superar esta crise, o que o mundo necessita hoje em dia, é mais comércio, não menos", disse Calderón, que considera que seria "muito importante que as economias da APEC pudessem mandar uma mensagem forte a favor do comércio nesta cúpula".

O impacto que a crise da dívida na Europa está tendo para as economias asiáticas, em particular para a China, motor do crescimento e das exportações nesta região, preocupa os presidentes. "Desde que nos reunimos pela última vez (em Honolulu, Estados Unidos, no ano passado), a economia mundial continuou enfrentando numerosos desafios e corre o risco de continuar piorando", diz o esboço da declaração que deve ser aprovada no domingo.

"Os mercados financeiros continuam fragilizados, enquanto os altos déficits públicos e as dívidas em algumas economias desenvolvidas estão criando fortes turbulências para a recuperação da economia mundial".

Os líderes também alertam contra o aumento do protecionismo e pedem que seja limitada a "criação de novos obstáculos ao investimento e ao comércio de bens e serviços".

O grupo dos 21 países membros da APEC, entre eles Chile, México e Peru, respondem por 57% do PIB mundial, 48% do comércio internacional, mais de 40% dos investimentos externos diretos e cerca de 40% da população.

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, que substitui o presidente Barack Obama, ausente por questões eleitorais, afirmou que os Estados Unidos estão decididos a aumentar sua presença econômica e política na região.

"Depois de um longo período em que os Estados Unidos concentraram boa parte de sua atenção e recursos em outras regiões e conflitos, agora estamos aumentando substancialmente os investimentos na Ásia-Pacífico", disse.

"Buscamos trabalhar com os outros para construir uma ordem regional estável e justa que beneficie a todos", disse.

As disputas territoriais no mar da China Meridional estão ofuscando as relações entre muitos de seus sócios. O presidente chinês, Hu Jintao, fez um pedido de paz e estabilidade na região, onde o crescente poderio econômico e militar da China agrava os temores entre seus vizinhos.

China, Japão, Vietnã, Brunei, Malásia, Filipinas e Taiwan também têm suas reivindicações no mar da China Meridional, que esconderia ricas reservas de petróleo e gás. Apesar deste discurso a favor da paz e da estabilidade de Hu, nada indica que a segunda economia mundial tenha renunciado a suas reivindicações de soberania nessas águas.

Este sábado, a chancelaria chinesa alertou o Japão que não revisará sua posição em relação à disputa territorial que mantém sobre um arquipélago controlado por Tóquio no mar da China Meridional, conhecido como Senkaku em japonês e Diaoyu em chinês.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES