Lojas reforçam estoques para Dia das Crianças

Comércio espera crescimento de até 16,5% nas vendas deste ano

O Dia das Crianças é a última data importante para o comércio antes do Natal, e os lojistas já aumentaram os estoques de brinquedos de olho na chegada do Papai Noel. A Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), estima que as vendas do Dia das Crianças neste ano devem crescer até 16,5% em relação ao mesmo período do ano passado.



A Armarinhos Fernando, refletindo a expectativa positiva, aumentou o estoque de brinquedos em até 15%, segundo Ondamar Antonio Ferreira, gerente da loja matriz, no centro de São Paulo.

- Nossos estoques aumentaram de 10% a 15% porque estamos contando com crescimento nas vendas. Agora os estoques não baixam mais porque o Natal já vem na sequência.

A rede de lojas de brinquedos PBkids já comprou 20% a mais de produtos em relação ao ano passado. De acordo com a loja, as vendas devem ser 15% maiores do que na comparação com o mesmo período de 2009.

Esse aumento nos estoques é justificável: em pesquisa divulgada nesta terça-feira (28) pela empresa de análise de crédito Serasa Experian, 65% dos lojistas entrevistados esperam vender brinquedos neste ano.

A mesma pesquisa, que ouviu 1.007 executivos do varejo, mostrou que 57% dos estrevistados disseram esperar um faturamento maior no Dia das Crianças deste ano, na comparação com 2009. Trata-se do maior otimismo no setor para essa data desde 2005, quando começou a pesquisa.

A ACSP (Associação Comercial de São Paulo), embora também preveja aumento de vendas, mantém certa cautela. Emílio Alfieri, economista da associação (que representa 30 mil estabelecimentos em São Paulo), diz que as vendas já vêm aumentando em média 10% desde a primeira semana de setembro e que esse número deve continuar em outubro.

Ele explica que o desempenho do comércio nesta data serve como termômetro para o Natal, a data mais importante do ano para o setor.

- As pessoas começam a programar as compras do fim do ano agora em outubro. O Dia das Crianças é a ultima data antes do Natal e com esse número [vendas] já forma uma expectativa.

Fonte: R7, www.r7.com