Mais barato este ano, peru é boa escolha para ceia, mostra Fipe

Mais barato este ano, peru é boa escolha para ceia, mostra Fipe

Preço da ave caiu cerca de 11% desde dezembro de 2009.

Desde o Natal do ano passado, os preços dos alimentos já subiram em média cerca de 10%, segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A alta foi especialmente severa entre as carnes, que chegaram a subir mais de 40% de dezembro do ano passado a novembro deste ano.

Para a ceia, no entanto, a boa notícia é o preço do peru: a ave, tradição na maioria das mesas, está cerca de 11% mais barata este ano. A queda é semelhante à do preço do chester.

Já quem quiser colocar à mesa pernil e lombo deve preparar o bolso: o pernil ficou 14,83% mais caro entre dezembro de 2009 e o mês passado, enquanto a alta do lombo foi ainda maior, de 18,38%, de acordo com a Fipe.

Se a idéia for fugir das opções tradicionais e servir carne bovina, o bolso pode ficar mais vazio ainda ? a alta média é de 31,06%. O preço da picanha subiu 40,79%, e o file mignon ficou 39,93% mais caro. Mesmo cortes considerados menos nobres, como músculo e coxão duro, não escaparam: tiveram altas de 27,11% e 34,33%, respectivamente, nos preços.

Fonte: g1, www.g1.com.br