Mais de 239.000 devem receber PIS

Tem direito ao abono o trabalhador cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos 5 anos.

O Programa de Integração Social (PIS), um programa criado pelo Governo Federal que tem a finalidade de promover a integração do empregado na vida e no desenvolvimento das empresas, deve creditar a primeira via aos piauienses, de acordo com o calendário 2012/2013, dia 15 de agosto. No Piauí a estimativa é que este ano mais de 239.000 piauienses recebam abonos ou rendimentos do programa.

Tem direito ao abono o trabalhador cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos 5 anos, quem recebeu, de empregados contribuintes do PIS/PASEP, remuneração mensal de até 2 salários mínimos médios durante o ano base que for considerado para a atribuição do benefício, o trabalhador que exerceu alguma atividade durante pelo menos 30 dias com carteira assinada e ainda os que informaram seus dados corretamente na Relação Anual de Informações Sociais ( RAIS). Para receber os rendimentos, os trabalhadores precisam estar cadastrados desde 1988 e ter um saldo de cotas.

Quem tem conta na Caixa deve receber o benefício através do saque com o cartão da conta. O trabalhador que não possui esta conta deve ter o cartão cidadão para realizar o saque nas loterias, nos postos Caixa Aqui ou nos terminais eletrônicos. Na hora do saque deverão ser apresentados alguns documentos, como carteira de identidade, habilitação funcional reconhecida por decreto, identidade militar, dentre outros.

De acordo com Edilberto Costa Oliveira, gerente regional da Caixa, só no ano passado a efetividade do pagamento alcançou o valor de 95%. ?Acreditamos que este valor só venha crescer, já que este é um direito e um benefício para o trabalhador?, acrescenta o gerente regional.

Para quem já possui conta na Caixa, a primeira via de crédito já foi liberada dia 23 de julho deste ano, porém seguindo o calendário geral, recebem dia 22/08 os nascidos em agosto, dia 29/08, os nascidos em setembro, dia 12/09, os nascidos em outubro, dia 19/09, os nascidos em novembro, dia 26/09, os nascidos em dezembro, dia 09/10, os nascidos em janeiro, dia 17/10, os nascidos em fevereiro, dia 24/10, os nascidos em março, dia 13/11, os nascidos em abril, dia 21/11, os nascidos em maio e dia 28/11 os nascidos em junho.

Fonte: Thauana Cavalcante