Mais de 53% do público alvo foi vacinado contra gripe em Teresina

A vacinação encerra na próxima semana, dia 26 de maio

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Campanha Nacional de Imunização contra Influenza, popularmente conhecida como gripe, começou no dia 17 de abril e segue até o dia 26 de maio. Em Teresina, 90.466 pessoas foram vacinadas, representando um total de 53,2% de cobertura vacinal.

Segundo nota técnica do Ministério da Saúde, a vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. As contraindicações são apenas para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

“Em doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se também adiar a vacinação até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença”, informa Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina.

Nesta campanha, grávidas, maiores de 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade, os funcionários do sistema prisional e os professores devem se vacinar.

Até o momento em Teresina, 36.274 idosos, 608 puérperas, 4.074 gestantes, 11.567 trabalhadores de saúde, 19.855 crianças, 12.763 pessoas com comorbidades, 4.990 professores, 215 pessoas privadas de liberdade e 120 funcionários do sistema prisional foram vacinados contra gripe.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também podendo causar pandemias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES