Mais dois estados do Nordeste obtêm status de áreas livres de febre aftosa

objetivo do Brasil é obter da entidade o status de país livre da doença até 2015.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, assinou hoje (6) instruções normativas reconhecendo Alagoas e Rio Grande do Norte como áreas livres da febre aftosa com vacinação. Os estados eram os últimos de um grupo de sete para os quais o órgão havia anunciado que concederia o status. Ao longo da semana, Andrade havia assinado documentos atestando a segurança sanitária do Ceará, do Maranhão, da Paraíba, de Pernambuco e do Piauí.

No início de agosto, o Ministério da Agricultura reconheceu o norte do Pará como zona livre da doença. A partir de agora, o estado passou a ser considerado seguro em sua totalidade, já que somente o centro-sul do estado era reconhecido como livre de risco. Agora, 24 estados têm o status sanitário favorável. Deles, Santa Catarina é o único livre de aftosa sem necessidade de vacinação, desde 2007.

Após o atestado do Ministério da Agricultura, o próximo passo é buscar o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que dá o aval internacional às novas áreas. A solicitação será feita em outubro e a expectativa é que o certificado da OIE seja obtido em maio do ano que vem.

O objetivo do Brasil é obter da entidade o status de país livre da doença até 2015. Para isso, é preciso esforço para imunizar os rebanhos bovinos do Amapá, de Roraima e de parte do Amazonas. As três áreas ainda são consideradas de alto risco.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES