Mantega prevê alta do PIB superior a 3% no quarto trimestre

Para ministro, crescimento da economia deve superar 4% em 2010

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta terça-feira (7), em São Paulo, que prevê um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de mais de 3% no último trimestre de 2009 e de mais de 4% ao ano em 2010. O ministro participou da cerimônia de entrega do prêmio ?Maiores e Melhores 2009?, da revista Exame.

?Entramos no segundo semestre de 2009 com a economia se recuperando e dando sinais de que caminhamos para um final de ano com um crescimento no último trimestre de mais de 3%. Não tenho dúvida que em 2010 estaremos crescendo mais de 4% ao ano retornando ao dinamismo dos últimos cinco anos?, disse.

Mantega disse ainda que está se aproximando o momento de superação da crise financeira global no Brasíl. ?Está se aproximando o momento em que a crise deixará de ser um problema e se transformará em uma grande oportunidade para o Brasil e para os brasileiros.?

Para o ministro, a crise permitirá que o Brasil ocupe espaço no mercado mundial deixado "pelos países que continuam patinando" e atraia mais investimentos externos.

Além disso, Mantega voltou a afirmar que o governo pretende reduzir as despesas para manter o equilíbrio fiscal nas contas do governo. "Para mantermos o equilíbrio fiscal, mantermos o superávit prometido para este e os próximos anos, nós temos que vigiar as despesas e cortar as que não comprometerem os principais programas do governo, como o Bolsa Família e investimento."

Fonte: g1, www.g1.com.br