Mantega prevê expansão de 5,2% para o PI

Pelos cálculos do ministro, a produção industrial deve avançar 7,1%

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, previu nesta quinta-feira (21), durante sua apresentação na reunião ministerial com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que a economia deve crescer 5,2% em 2010.

Mantega e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, fizeram uma avaliação da conjuntura econômica para este ano. A previsão de crescimento da economia do ministro é levemente superior à estimativa aprovada pelo Congresso no Orçamento Geral da União (OGU), que é de 5%. Pela apresentação do ministro, que foi disponibilizada por sua assessoria, a demanda interna deve crescer cerca de 7,3% neste ano e deve impulsionar a produção industrial a subir até 7,1% neste ano.

Mantega prevê também que devem ser gerados cerca de 1,6 milhão novos empregos formais neste ano. Nesta quarta-feira (20), o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, anunciou que em 2009 a economia gerou 995 mil novos postos de trabalho com carteira assinada. Segundo Mantega, em janeiro as reservas internacionais do Banco Central somavam pouco mais de US$ 241 bilhões.

Fonte: g1, www.g1.com.br