Marcas brasileiras não aparecem em lista global de mais valiosas

A marca brasileira mais valiosa é o Itaú, com R$ 24,3 bilhões.

Desde que o ranking global de valores de marcas da Interbrand começou a ser feito, em 2000, nunca uma empresa brasileira entrou na lista. O levantamento destaca as 100 marcas mais valiosas do mundo.A falta de empresas brasileiras no ranking, de acordo com Alejandro Pinedo, diretor-geral da Interbrand do Brasil, não ocorre porque as marcas nacionais tenham baixo valor --Itaú, por exemplo, é a primeira do ranking brasileiro, valendo R$ 24,3 bilhões.



"A questão é que as marcas domésticas ainda não são consideradas globais", diz o executivo.

De acordo com Pinedo, são tidas como globais pela Interbrand empresas com mais de um terço do faturamento vindo de fora do país de origem, que estejam presentes nos cinco continentes e cujas marcas sejam reconhecidas fora do seu ambiente de negócios.

"Creio que seja apenas questão de tempo para que as empresas brasileiras cheguem a essa situação", afirma Pinedo.

No levantamento brasileiro, divulgado em junho, a Interbrand listou as 25 marcas mais valiosas do país neste ano. Além de Itaú, aparecem com destaque Bradesco e Banco do Brasil (setor financeiro), Petrobras (petróleo e gás) e Skol (bebidas). As cinco primeiro marcas desse ranking repetem as mesmas colocações do ano anterior.

Fonte: Folha Online, www.folha.com.br