Medicamento que previne HIV será disponibilizado através do SUS

A substância será para pessoas que se encaixem em grupos de risco

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira (24), o ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou durante sua participação na 7º Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra, na Suiça, a inclusão de profilaxia pré-exposição (PrEP) entre os medicamentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A substância será oferecida para pessoas que se encaixem em grupos considerados de risco para a exposição do HIV.

O governo irá orientar o uso diário do remédio Truvada, uma combinação de tenofovir e  entricitabina, para pessoas que não têm o vírus, mas que estão mais expostas à infecção, como profissionais da saúde, homossexuais, homens que fazem sexo com homens, pessoas trans e casais sorodiscordantes, quando apenas um dos parceiros é soropositivo.

A PrEP deve começar a ser disponibilizado em seis meses, com a publicação do protocolo clínico de diretrizes terapêuticas, que deverá acontecer na próxima segunda-feira (29). Nessa data também a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve publicar a alteração do registro do Truvada, concedendo permissão de uso para o tratamento de infectados pelo vírus e prevenção à doença.

Em seu discurso, o ministro da Saúde ressalta que o Brasil acaba de se tornar o primeiro país na América Latina a adotar a estratégia de prevenção como política de saúde pública. Essa substância já é usada em países como Estados Unidos, Bélgica, Escócia, Peru e Canadá, onde é comercializada na rede privada, além de França e África do Sul, onde é oferecida pelo sistema público.

Para possibilitar a iniciativa, o governo terá um investimento inicial de US$ 1,9 milhão para a compra de 2,5 milhões de comprimidos, que deverão atender a demanda de, pelo menos, um ano.

Outras medidas

Mesmo com a liberação de PrEP, essa medida servirá como complementar ao tratamento que já vem sendo dado aos grupos conhecidos como população-chave, que abrange cerca de 7 mil pessoas. A diretora do Departamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais Adele Benzaken lembra que essa é uma estratégia adicional dentro de um conjunto de ações preventivas, como a testagem regular, profilaxia pós-exposição, testagem durante o pré-natal e uso de preservativos.

Adele também diz que fazer parte do grupo de risco não é o único critério para receber a substância. Uma triagem será feita para analisar a vulnerabilidade do paciente, levando em conta o comportamento sexual de cada um, por exemplo.

No primeiro momento, essa iniciativa será adotada em 12 capitais onde essa experiência já acontece e até completar o primeiro ano de implantação estima-se que todas as capitais brasileiras façam o tratamento.

Eficácia

A especialista também ressalta que de acordo com os estudos atuais, tomando o antirretroviral corretamente, o risco de contrair a infecção diminui 90%, desde que o remédio seja consumido de maneira correta.

“Não é um medicamento que se pode tomar de vez em quando. Tem que ser diariamente. E ele só começa a fazer efeito sete dias para exposição por relação anal e 20 dias para exposição por relação vaginal”, explicou Adele. O uso da camisinha é indispensável.

Atualmente, estima-se que 827 mil pessoas convivem com HIV/aids no Brasil, segundo o ministério. Dessa quantia, 372 mil ainda não fazem tratamento, sendo que 260 mil já sabem que estão com o vírus e 112 mil não têm essa informação.

Mesmo assim, a aids hoje é considerada uma doença estabilizada, com taxa de detecção em torno de 19,1 casos para cada 100 mil habitantes. Mas, a cada ano, cerca de 40 mil novos casos aparecem.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES