Melhora a capacidade de pagamentos nas micro e pequenas empresas

De cada 1.000 faturas a pagar, 954 foram quitadas dentro do prazo de vencimento no ano passado

As micro e pequenas empresas aprimoraram os sistemas de gestão e aproveitaram a redução nas taxas de juros para melhorar a capacidade de pagamentos de suas contas aos fornecedores.

De cada 1.000 faturas a pagar, 954 foram quitadas dentro do prazo de vencimento no ano passado, segundo levantamento da Serasa Experian. Trata-se do maior nível em seis anos.

A análise é feita por meio do monitoramento dos pagamentos de 600 mil micro e pequenas empresas registrados pelos fornecedores. Ao todo, são cerca de 8 milhões transações mensais.

Para os economistas da Serasa Experian, além da melhora na gestão por parte dos empresários e da queda da taxa de juros no ano passado, as micro e pequenas também têm se beneficiado do dinamismo do mercado interno.

A pontualidade de pagamento foi maior nas empresas de comércio, em que 96% das contas foram acertadas dentro do prazo, avanço de 0,7 ponto percentual em relação a 2011.

O grupo de serviços teve o pior índice do acompanhamento feito pela Serasa: 94,8% das contas foram pagas dentro do prazo.

O valor médio dos pagamentos analisados no levantamento cresceu 9,8% em relação ao ano anterior, para R$ 1.807.

Fonte: Folha