Melhora no cenário econômico deixa empresários mais otimistas para contratar

Melhora no cenário econômico deixa empresários mais otimistas para contratar

Melhora do cenário econômico já reflete na expectativa dos empresários neste ano

As empresas brasileiras estão mais otimistas para contratar trabalhadores no segundo semestre, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (8) pela Manpower, empresa de recursos humanos líder no mercado.

O crescimento do PIB (produto interno bruto) a nível recorde neste 1º trimestre, com alta de 9% frente ao mesmo período do ano passado, aliado a uma melhora na produção industrial e facilidades no financiamento ajudaram a aumentar o otimismo dos empregadores na economia, segundo Pedro Guimarães, diretor comercial da Manpower no Brasil.

- Podemos notar que, no país, os investimentos públicos e privados, nacionais e estrangeiros dos últimos meses vêm criando expectativa de aumento da mão-de-obra em todos os setores da economia. Na indústria, a cada mês o nível de emprego bate recorde, e a FIESP prevê a manutenção do crescimento, encerrando 2010 com o melhor aumento da série histórica.

Os empregadores do setor de serviços são os mais otimistas (52%), seguidos pelas finanças/seguros e imobiliários (49%) e construção civil. A Pesquisa de Expectativa de Emprego da Manpower (Manpower Employment Outlook Survey) ouviu 61 mil empregadores de 36 países. No Brasil, quase mil empresas foram entrevistadas.

Na comparação regional, os empregadores da cidade de São Paulo e do estado do Paraná estão entre os mais otimistas do país dentre as pesquisadas, com expectativas de 44% cada. Em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, os índices permanecem altos, em 38% para ambos. O Estado de São Paulo aparece com 37%, um ponto percentual acima do último trimestre.

No mundo todo, empregadores de 31 dos 36 países pesquisados pretendem aumentar sua força de trabalho de julho a setembro. Na comparação com o atual trimestre, a expectativa melhorou em 23 países ? indicativo de que a crise econômica está cada vez mais distante.

No mundo

Além de Índia e Brasil, as previsões são mais fortes em Taiwan (35%), China (27%), Peru (26%) e Austrália (24%). As únicas expectativas negativas estão na Itália (-9%), Irlanda e Espanha (-6%) e Grécia (-5%). Nas Américas, os dez países pesquisados apresentam otimismo em relação a novas contratações. Os Estados Unidos aparecem em último lugar no continente, com um índice de 6%, número que está oito pontos acima na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Fonte: R7, www.r7.com