Memorial Esperança Garcia será reaberto na terça-feira (25)

Memorial Zumbi dos Palmares agora se chama Esperança Garcia.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Memorial Zumbi dos Palmares, que agora passa a se chamar Esperança Garcia, ganhou ampla reforma e modernização e será reaberto na próxima terça-feira (25). Além de adequação das salas para funcionamento de várias oficinas, o local servirá como ponto de visitação e referência da cultura negra. O muro também está sendo grafitado com frases e fotos de grandes personalidades.

O espaço passou por reforma, a exemplo do que aconteceu com as outras casas da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) que já foram entregues, e ganhou também acessibilidade com rampas na entrada principal e no palco. Foram feitas melhorias na parte elétrica, no muro, piso e climatização. Os muros estão sendo grafitados dentro e fora do espaço com fotos de Nelson Mandela, Malcom X, Martin Luther King, Francisca Trindade, Julião Romão, entre outros.

“Pra nós que fazemos a cultura negra é um orgulho muito grande, o memorial além de promover a cultura também passa a ser um importante espaço de oficinas de dança, música e culinária”, conta a coordenadora do Memorial Esperança Garcia, Antonia Aguiar. O local também recebeu sala de inclusão digital com dez novos computadores, sala para exibição de filmes e espaço para realização de apresentações culturais.

O novo nome do espaço faz homenagem à Esperança Garcia, escrava piauiense que viveu na região de Oeiras no século XVIII. Aprendeu a ler e a escrever com os padres jesuítas e escreveu uma carta ao governador da província denunciando os maus tratos que sofria. Na entrada do memorial, a imagem de Esperança Garcia foi grafitada junto com o texto da sua carta original. A obra custou R$ 104 mil do tesouro estadual e foi feita sob os cuidados da equipe da Coordenação de Registro e Conservação da Secult.

“Essa piauiense ‘atrevida’, que mandou uma carta ao governador da província sempre mereceu uma homenagem como essa. O espaço será reaberto e propiciará uma efervescência da cultura negra em Teresina através de apresentações e oficinas”, afirma o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.

O Memorial Zumbi dos Palmares foi inaugurado no dia 25 de julho de 2007. A antiga Unidade Escolar Domingos Jorge Velho, pertencente na época à Secretaria de Educação do Estado, foi totalmente restaurada, com o objetivo de ser um espaço de divulgação e difusão da cultura negra. Hoje é coordenado pela Secretaria Estadual de Cultura – Secult e pelo Conselho Administrativo do Memorial, formado por entidades do movimento negro, organizações governamentais e sociedade civil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES