Mercado aéreo deve crescer 10% em 2010

Anac quer investir na infraestrutura de aeroportuária

O mercado aéreo deve crescer "na casa de 10% para mais" este ano em número de passagens, previu nesta sexta-feira (12) a diretora-presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Solange Vieira. Em fevereiro, o crescimento foi de quase 43% sobre o mesmo mês de 2009. No entanto, segundo ela, o aumento do movimento de passageiros este ano deve ser igual ao do ano passado, em que a alta foi de 17%.

Em 2009, o PIB (Produto Interno Bruto, soma das riquezas do país) recuou 0,2% e, para este ano, as expectativas são de crescimento entre 5% e 6%. A executiva citou os preços como motivo para a Anac não esperar expansão na venda de passagens aéreas em 2010 na mesma magnitude das previsões para o aumento do PIB.

- Tem uma variável que a gente não controla, que é o preço.

A diretora também disse que a agência está fazendo estudos em aeroportos com maior volume de passageiros para "agir preventivamente" e verificar "quais estão próximos do limite". Segundo Solange, é preciso fazer investimentos, basicamente, em infraestrutura aeroportuária.

Solange Vieira participou nesta sexta-feira de um evento no Rio de Janeiro, em que foi anunciada a intenção de criar juizados em aeroportos das 12 cidades sedes da Copa do Mundo de 2014.

Fonte: R7, www.r7.com