Mercado aumenta previsão para inflação pela 13º vez seguida

A previsão agora é que o IPCA fique em 5,42%, ante os 5,36%.

O mercado elevou a expectativa de inflação para este ano pela 13º semana seguida, segundo informações do boletim Focus, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira. A previsão agora é que o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), referência para as metas do BC, fique em 5,42%, ante os 5,36% projetados na semana passada e os 5,24% há um mês.

O boletim Focus é elaborado pelo BC a partir de consultas feitas a instituições financeiras e expressa, semanalmente, como o mercado percebe o comportamento da economia.

A nova estimativa para o índice de preços segue a divulgação do IPCA de setembro, que alcançou a maior taxa para o mês desde 2003, pressionado pela alta dos alimentos.

No acumulado dos 12 meses encerrados em setembro, o índice soma alta de 5,28%. A meta de inflação do governo é de 4,5%, com teto de 6,5%.

Na direção oposta, os analistas preveem agora uma inflação menor para o próximo ano, em 5,44%. No último boletim, as projeções indicavam um IPCA de 5,48% em 2013. Uma das

As projeções para o crescimento da economia e a taxa básica de juros, Selic, permaneceram inalteradas em relação ao último levantamento, em 1,57% e 7,50%, respectivamente.

O mercado também espera a mesma taxa de dólar do que na última projeção. A moeda estrangeira deve encerrar o ano valendo R$ 2.

Fonte: Folha