Mercado reduz previsão de alta do PIB pela 8ª semana seguida

A autoridade monetária deve a queda na expectativa de alta à crise financeira mundial.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após o anúncio do Banco Central (BC), na última quinta-feira, de redução da expectativa de crescimento da economia brasileira para este ano, o mercado financeiro também reduziu, nesta segunda, a previsão de alta do Produto Interno Bruto do País (PIB, a soma de tudo o que é produzido no Brasil). As instituições financeiras apostam num crescimento de 2,05% em 2012, ante previsão da semana passada de 2,18%. Esta é a 8ª queda seguida nas estimativas de mercado.

Na última quinta-feira, o BC reduziu em um ponto percentual a estimativa de crescimento do PIB para 2012, que agora é de 2,5%. A autoridade monetária deve a queda na expectativa de alta à crise financeira mundial, cuja solução está demorando mais do que o previsto, e ao baixo crescimento brasileiro na primeira metade do ano.

Mesmo com previsão de crescimento menor, o mercado reduziu a previsão de inflação para este ano pela 7ª vez seguida. A expectativa passou de 4,95% para 4,93%. Ainda assim, as estimativas estão acima do centro da meta perseguida pelo governo, que é de 4,5%, e mais altas que a previsão oficial do BC para este ano, que subiu de 4,4% para 4,7%.

As previsões de mercado para os demais indicadores não sofreram alterações. A expectativa para a taxa básica de juros da economia, a Selic, permanece em 7,5% ao ano (se confirmada, será a mais baixa da história do País).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES