Microcefalia: Profissionais do Ceir recebem capacitação em Teresina

Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) já possui um ano de serviço

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há um ano, foi implantada no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) a Clínica de Microcefalia do Estado. Atualmente, o local atende 80 bebês diagnosticados com microcefalia relacionada ao Zika vírus.

Neste domingo (21), profissionais do Centro de Reabilitação receberam uma capacitação para o atendimento especializado aos bebês com microcefalia e também a crianças com paralisia cerebral.

O curso, ministrado por Valéria Cury, mestre em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais, contou com atendimentos a quatro crianças: duas com microcefalia e duas com paralisia cerebral, grupo que representa outros pacientes.

“Quando a gente tem a oportunidade de fazer situações em que o terapeuta vê o paciente, discute em equipe o caso específico, conseguimos usar os recursos da técnica e procedimentos terapêuticos de uma forma muito mais apropriada para as necessidades desse paciente e também para usarmos o mesmo processo em outros pacientes com casos similares”, explica a mestre Valéria Cury.

A capacitação reuniu fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que atuam na reabilitação infantil do Ceir. “A Valéria Cury é uma das nossas referências e trouxe para a equipe uma reciclagem e olhar diferente sobre os pacientes que atendemos”, conta a fisioterapeuta neurofuncional Ana Patrícia Petillo, supervisora da reabilitação infantil do Centro.

Entre as crianças avaliadas pelos profissionais estava o Igor Gleison, de apenas 1 ano e 7 meses. “Ele está na Clínica de Microcefalia desde o início, quando começaram os atendimentos e tem respondido de forma positiva às estimulações feitas nas terapias”, comenta a mãe do bebê, Francilene Cruz.

O curso de capacitação encerra a programação de atividades realizadas pelo Ceir para atualizar e qualificar os profissionais sobre temáticas acerca da paralisia cerebral e microcefalia. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES