Tecnologia aposenta o controle do videogame

Jogador ficaria na frente do video game

Microsoft mostra tecnologia que aposenta controle do videogame Ter, 02 Jun - 06h51

A Microsoft apresentou ontem uma câmera que pode ser usada como controle do videogame Xbox 360. Apelidada de "Projeto Natal", a câmera, ainda um protótipo, elimina a necessidade de um controle de mão. No lugar, o equipamento pode ler todo o movimento corporal do jogador, reconhecer seu rosto e voz, escanear imagens de objetos reais e responder a comandos físicos e de voz.

A maior empresa de software do mundo também lançou 10 jogos exclusivos e outras novidades no seu serviço online Xbox Live, durante o evento Electronic Entertainment Expo, na Universidade do Sul da Califórnia.



Jogador ficaria na frente do video game

O "Projeto Natal" foi anunciado por Don Mattrick, vice-presidente sênior da Microsoft, e pelo cineasta Steven Spielberg. "Há dois meses, Don compartilhou comigo a experiência do Natal, e o jogador em mim ficou fora de si quando teve de ser realmente interativo com isso", disse Spielberg, que também desenvolve jogos. "Mais dramaticamente, senti que estava presente em um momento histórico, um momento tão importante quanto a transformação da tela quadrada do cinema em Cinemascope e depois em Imax."

Durante a entrevista, o "Projeto Natal" foi demonstrado com três programas: "Ricochet", um jogo parecido com futebol, em que o jogador precisa usar todo seu corpo para arremessar bolas contra alvos; "Paint Party", um programa de arte que usa o corpo do jogador como pincel; e "Milo", um menino virtual que se comunica e interage com o jogador.

Com o leitor de movimentos, a Microsoft procura dar um passo além do Wii, videogame da concorrente Nintendo, que conseguiu a liderança com um controle inovador, com sensores de movimento, apesar de ter qualidade de imagem mais baixa. O Wii vendeu mais que o Playstation 3, da Sony, e o Xbox 360, da Microsoft.

"Tudo isso é sobre quebrar barreiras de um jeito que somente o Xbox 360 pode", disse Shane Kim, vice-presidente corporativo da Microsoft. "Por muito tempo, o controle impediu as pessoas de jogarem videogame. O Projeto Natal elimina totalmente a necessidade de um controle, e acredito que isso vai aproximar as pessoas de uma maneira que não vimos antes."

O protótipo do "Projeto Natal" combina uma câmera, um sensor de profundidade, um microfone e um processador que roda um software específico. Kim disse que os desenvolvedores vão receber um kit de desenvolvimento na próxima segunda-feira, mas que ainda não existe data de lançamento.

A Microsoft também anunciou uma integração crescente com o serviço online de vídeos Netflix, com as músicas do site Last.fm, com a rede social Facebook e com o serviço de microblogs Twitter. Os usuários poderão, no segundo semestre, enviar mensagens e fotos e atualizar o Twitter com o Xbox 360.

BEATLES

Os dois Beatles sobreviventes, Paul McCartney e Ringo Star, participaram do evento da Microsoft, ao lado das viúvas Yoko Ono e Olivia Harrison, para apresentar o jogo "The Beatles: Rock Band".

Os fãs poderão acompanhar toda a carreira da banda, desde 1963, em Liverpool, até o concerto final, no alto do edifício da Apple, em Nova York. O jogo tem 45 canções dos Beatles, e mais uma, "All You Need Is Love", que pode ser comprada por download, com faturamento doado para os Médicos Sem Fronteiras. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Fonte: AE