Minha Casa, Minha Vida atinge 41% da meta no 1º ano

Minha Casa, Minha Vida atinge 41% da meta no 1º ano

Contratos de financiamento batem recorde e chegam a 408.674 entre abril de 2009 e 2010

O primeiro ano do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida atingiu 41% da meta estipulada em março do ano passado, de 1 milhão de casas, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (15) pela Caixa Econômica Federal.

Ao todo, 408.674 contratos de financiamento foram realizados, entre abril de 2009 e abril de 2010, o maior número de unidades já contratadas segundo o ministro das Cidades, Márcio Fortes. O recorde anterior foi registrado em 2008, quando 327 mil casas foram contratadas.

- Parece pouco, parece longe da meta, mas foi muito, porque há um longo caminho que começa desde a negociação com prefeituras, terrenos, análise de documentos, e contratações. E o programa foi lançado sem prazo.

O volume de investimentos chegou a R$ 22,8 bilhões, sendo que 78% das obras contratadas já foram iniciadas. Atualmente, 812.826 unidades estão em análise. Anunciado em março do ano passado, o programa pretende reduzir o déficit habitacional brasileiro, estimado em 7 milhões de moradias.

De acordo com a Caixa, o prazo entre contratação e construção é de um ano a um ano e meio, como explica Jorge Hereda, vice-presidente de governo da Caixa.

- O prazo de construção é de um ano a um ano e meio e nossos contratos aconteceram a partir de maio, as entregas, portanto, acontecerão a partir de maio deste ano. Tivemos a entrega de dois empreendimentos com poucas unidades.

Fonte: r7