Movimento no comércio do país sobe 1,6% durante mês de abril, diz Serasa

A alta ocorre após queda de 3,2% em março sobre fevereiro

O movimento dos consumidores nas lojas do país subiu 1,6% em abril sobre março, já descontados os fatores sazonais, aponta nesta quarta-feira (14) o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. Na comparação com abril de 2014, a alta foi de 5,4%.

A alta ocorre após queda de 3,2% em março sobre fevereiro.

Com o resultado, movimento dos consumidores no comércio acumulou, no período de janeiro a abril de 2014, alta de 3,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

Apesar do crescimento, os economistas da Serasa avaliam que o desempenho da atividade varejista permanece contido pela aceleração da inflação, pela diminuição do grau de confiança dos consumidores e pelo processo de aperto monetário (elevação das taxas de juros), impondo custos de crediários cada vez mais elevados.

Todos os segmentos ampliaram as atividades sobre o mês anterior, com destaque para a alta de 13,5% nas lojas de material de construção, após terem recuado 11% no mês anterior.

O segmento de veículos, motos e peças, teve avanço de 9,3% em abril. O segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas apresentaram elevação de 3,4%. Os segmentos de móveis, eletroeletrônicos e informática e o de tecidos, vestuário, calçados e acessórios exibiram desempenhos modestos, de 2,2% e 1,9%, respectivamente. O segmento de combustíveis e lubrificantes registrou expansão de apenas 1,4%.

Fonte: G1