SEÇÕES

Mudança na Previdência causa protesto na Assembleia do Rio

A matéria foi aprovada com 39 votos a favor e 26 contra

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta quarta (24) o aumento da contribuição previdenciária dos servidores do estado de 11% para 14%.

O Rio enfrenta grave crise fiscal, tendo prorrogado o estado de calamidade financeira nesta terça (23) até o final de 2018.

Em rápida votação, a matéria foi aprovada com 39 votos a favor e 26 contra –cinco deputados faltaram à sessão.

Logo após o resultado, bombas começaram a estourar do lado de fora da Alerj, onde servidores protestam contra a medida. 

Dos corredores, era possível ouvir explosões e sentir o gás de pimenta exalado pelas bombas.  Funcionários da Casa foram dispensados do trabalho e deixaram o local usando máscaras. Manifestantes tentaram invadir o prédio, pela parte de trás. Parte da grade foi derrubada.

O Batalhão de Choque da PM e a Força Nacional de Segurança avançaram para conter o tumulto. Mais bombas e balas de borracha foram disparadas. Segundo a PM, seis pessoas foram conduzidas a delegacias da região, das quais duas ficaram detidas por supostos ataques contra policiais. 

A Casa ficou protegida por 500 policiais, que enfrentam os manifestantes com bombas de gás lacrimogêneo.

Após a sanção do governador Luiz Fernando Pezão, começa a contar um prazo de 90 dias para que o aumento comece a vigorar.

Uma emenda acordada na véspera, porém, diz que a mudança só poderá entrar em vigor após a regularização dos salários dos servidores estaduais.

Com a aprovação, o governo do Rio prevê uma arrecadação extra de R$ 1,5 bilhão por ano para a previdência estadual. A maior parte desse valor, porém, sai dos cofres do Estado, já que a contribuição patronal foi ampliada de 21% para 28%.

O governo argumenta que a medida é parte do ajuste fiscal necessário para aderir ao programa federal de socorro aos Estados. A oposição, por sua vez, diz que o aumento da contribuição previdenciária não era pré-requisito para receber o socorro.

Na votação desta quarta, a base do governo teve o reforço do presidente da Alerj, Jorge Picciani, que vinha faltando às sessões para tratar um câncer.

"Essa é uma matéria com a qual me comprometi e, depois de ouvir as recomendações médicas, achei por bem vir votar", disse Picciani antes da sessão.

Ele é um dos principais fiadores do governo Luiz Fernando Pezão no legislativo fluminense e teve papel fundamental na aprovação de outras matérias polêmicas de ajuste. Agora, os deputados discutem emendas ao projeto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos