Nações Unidas reduz previsão de crescimento do comércio mundial

A Organização da Nações Unidas para o comércio, a OMC, reduziu a previsão do crescimento da economia a 2,5%.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Organização Mundial do Comércio (OMC) revisou para baixo as previsões de crescimento do comércio global em 2012 a 2,5%, contra 3,7% da estimativa anterior, em consequência, principalmente, da crise da dívida na Europa.

A situação da economia americana e da desaceleração na China, primeira e segunda economias mundiais respectivamente, são outras causas da revisão, anunciou em Cingapura a OMC, que tem sede em Genebra.

"A economia mundial enfrenta ventos contrários cada vez mais fortes desde a publicação das últimas previsões do secretariado da OMC", afirma um comunicado da organização.

"Os dados da produção e do emprego nos Estados Unidos continuam decepcionando, enquanto o índice de compra e as cifras da produção industrial na China mostram uma desaceleração do crescimento no país, o maior exportador mundial", completa a OMC.

"Ainda mais importante, a crise da dívida na Europa não diminuiu e torna mais duros os ajustes orçamentários nas economias periféricas da zona do euro, além de instigar a volatilidade", concluiu o comunicado.

A OMC já advertira em abril que o crescimento do comércio mundial, muito frágil em 2011 após uma alta histórica em 2010, voltaria a cair este ano. Na ocasião, a previsão a dois anos projetava um aumento de 5,6% em 2013.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES