NE: Petrobras confirma presença de óleo e gás em mais uma bacia

Segundo a estatal, as informações obtidas até agora são suficientes para confirmar a descoberta de uma nova província petrolífera na região.

Após a realização de testes de formação, a Petrobras confirmou hoje a presença de acumulações de óleo e gás em águas ultraprofundas da bacia de Sergipe-Alagoas.



Segundo a estatal, as informações obtidas até agora são suficientes para confirmar a descoberta de uma nova província petrolífera na região. O poço 1-BRSA-851-SES, conhecido como Barra, está localizado a 58 quilômetros da costa do Estado de Sergipe e a 90 quilômetros da cidade de Aracaju.

Esse é o primeiro projeto exploratório em águas ultraprofundas na parte sergipana desta bacia. "Foram confirmadas excelentes condições permoporosas dos reservatórios em profundidade de cerca de 5.050 e 5400 metros. No intervalo superior, foi constatado condensado/óleo leve de excelente qualidade, com grau API em torno de 43, e no intervalo inferior, verificou-se a ocorrência de óleo com 32 API", diz a Petrobras, em comunicado ao mercado.

O bloco SEAL-M-426, onde está localizado o poço, é operado pela Petrobras, em parceria com a IBV-Brasil, que detém participação de 40%. Ainda segundo o comunicado, a ANP (Agência Nacional de Petróleo) aprovou a proposta de plano de avaliação enviada pelo consórcio, com objetivo de delimitar a acumulação descoberta.

Fonte: Folha.com