Nissan Leaf é eleito o Carro do Ano na Europa

O concurso acontece desde 1964 e neste ano contou com a participação de 59 jurados de 23 países europeus

O Nissan Leaf ganhou o título de Car of the Year (Carro do Ano) na Europa. O modelo é o primeiro elétrico a ser coroado na premiação com 257 pontos, batendo o Alfa Romeo Giulietta e Vauxhall Meriva, que foram segundo e terceiro colocado com 248 e 244 pontos, respectivamente.

Dos outros cinco finalistas, o Ford C-MAX e Grand C-MAX marcaram 224 pontos, o Citroën C3 eo DS3 175, o Volvo S60 e V60 145 e o Dacia Duster ficou com 132.

O concurso acontece desde 1964 e neste ano contou com a participação de 59 jurados de 23 países europeus. Essa é a segunda vez que a japonesa Nissan é premiada. A primeira foi em 1993 com o lançamento do supermini Micra, que chega ao Brasil no ano que vem com o nome March.



Elétrico Leaf estará no Brasil em 2011

Pela primeira vez, o compacto 100% elétrico Leaf deu as caras ao público nacional. Depois de estrear no Japão, o modelo começa a ser comercializado nos Estados Unidos, onde já tem 20 mil unidades encomendadas.

Para o Brasil, no entanto, a fabricante acha muito cedo falar em vendas do modelo ao público em geral, já que o país possui diversas alternativas energéticas. Porém, a Renault/Nissan já faz parceria com a Prefeitura de São Paulo, para que o modelo seja utilizado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Mesmo assim, o consumidor brasileiro poderá dirigir o carro no primeiro semestre de 2011, de acordo com a Renault. O carro tem autonomia para rodar com uma recarga por 160 km e atinge a velocidade máxima de 145 km/h.

Fonte: Globo, www.globo.com