Novo Renault Duster será apresentado em setembro

Renault Duster deve receber versão de sete lugares

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Renault Duster foi lançado na Europa em 2009. Faz tempo, não é? Com oito anos de mercado, já passou da hora de receber uma nova geração, o que finalmente irá acontecer. Carlos Ghosn, o chefão da Aliança Renault-Nissan, confirmou que a nova versão do SUV será uma das estrelas da marca no Salão de Frankfurt (Alemanha), em setembro.

Vendido na Europa como um carro da marca romena Dacia, o Renault Duster tentará se diferenciar um pouco do Captur (que no Velho Continente usa a base do novo Clio). Um dos rumores sobre a nova geração diz que irá manter a plataforma B0 do atual, para ajudar a manter o seu custo o mais baixo possível. Deve contar com as alterações realizadas pela Renault para o Captur emergente.

Outra novidade muito citada pela mídia internacional é a inédita versão de sete lugares, com 4,7 metros de comprimento e que pode ser batizado como Grand Duster. Acabaria competindo na Europa com Kia Sorento e Nissan X-Trail, com o preço mais baixo como diferencial. Além da terceira fileira de bancos, seu porta-malas será maior, com os 500 litros da versão de cinco lugares, subindo para 650 litros com os dois lugares extras rebatidos.

Qualquer detalhe sobre design neste ponto é especulação. Acredita-se que a Dacia deverá adotar um desenho mais arredondado do que o Duster atual, principalmente quanto ao caimento do teto na traseira, um pouco mais inclinado da mesma forma que o Renault Kadjar. A frente pode seguir dois caminhos, com o mesmo estilo de grade mais fina utilizado pelo Captur; ou com um desenho mais próximo do Kadjar, composto por uma grade frontal mais larga.

Novos motores

Para o Duster europeu, a Renault já trabalha na adaptação de novos motores. Um deles será o 1.2 turbo, de 125 cv e 20,9 kgfm de torque introduzido na versão reestilizada em 2013. A opção a diesel deve ser o 1.6, de 131 cv e 32,6 kgfm, substituindo o atual 1.5. Irá trabalhar com o câmbio manual de cinco marchas, além da opção de transmissão automatizada com dupla embreagem.

Levando em conta a diferença no tempo entre o lançamento na Europa e no Brasil, dificilmente o Renault Duster de segunda geração chegará por aqui antes de 2019 – se trabalharem rápido, pode pintar no final de 2018, aproveitando o Salão do Automóvel. Esqueça o motor 1.2 turbo, a Renault deve manter os 1.6 e 2.0 atuais. Resta torcer para que, pelo menos, abandonem a polêmica e antiquada caixa automática de quatro marchas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES